O que é uma agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital pode ser uma parceira valiosa para o seu negócio, embora você possa não perceber completamente tudo o que ela pode fazer por você. Como gerente de vendas ou marketing, seu trabalho é trazer clientes através das “portas da frente” do seu negócio.
Hoje, 81% dos clientes realizam pesquisas on-line antes de tomar uma decisão de compra, o que significa que é fundamental desenvolver uma presença on-line robusta que envolva e nutra os clientes on-line durante toda a jornada do cliente. Uma empresa de marketing digital pode fazer isso pelo seu negócio, e muito mais.
O marketing digital é uma estratégia multifacetada que visa atingir, alcançar e construir relacionamentos com clientes on-line, em uma ampla gama de canais, levando-os a fazer uma compra e mais compras no futuro.
Os resultados do marketing digital são dramáticos. O blog sozinho pode ajudar as marcas a trazer 67% mais leads em comparação com aquelas que nunca postam. O SEO também ostenta uma taxa de conversão de 14,6%, que é dramaticamente maior do que a taxa de conversão de 1,7% que os métodos tradicionais de saída oferecem.
Uma agência de marketing digital emprega uma grande variedade de diferentes táticas, estratégias e ferramentas online para ajudar uma empresa a atingir suas metas de marketing e vendas. Isso pode tornar o planejamento e a execução de uma campanha de marketing digital bem-sucedida uma perspectiva desafiadora para a maioria dos solopreneurs e departamentos de marketing menores.

Escolher uma agência de marketing digital pode ser desafiador se você não estiver familiarizado com o setor. Algumas agências são especializadas em um setor ou serviço, enquanto outras oferecem uma ampla gama de serviços. Lembre-se de que a melhor para o seu negócio dependerá do seu orçamento, das suas metas e objetivos de marketing digital e do quão prático você quer ser no seu marketing digital. Abaixo estão sete dos tipos mais comuns de agências de marketing digital:
1. Agência de Marketing Digital

Uma agência de marketing digital alcança clientes online por meio de marketing omnicanal, marketing multicanal ou marketing de canal único. Com o marketing multicanal e de canal único, as agências interagem com os clientes em um ou vários canais, como sites, blogs, e-mail, mídia social e muito mais. O marketing omnicanal se refere ao marketing que fornece uma experiência perfeita ao cliente em todos os canais e dispositivos ao longo de seu ciclo de vida. Uma agência de marketing digital normalmente não oferece serviços de marketing tradicionais.
2. Agência de marketing digital de serviço completo

Uma agência de marketing digital de serviço completo tende a ser maior do que a maioria dos outros tipos de agências e oferece uma variedade de serviços de marketing digital. As empresas geralmente fazem parcerias com agências de marketing digital de serviço completo porque elas têm experiência em fazer projetos específicos que as empresas precisam fazer, como campanhas de nutrição de leads ou um redesenho de site. Essas agências também podem trazer músculos adicionais aos departamentos de marketing existentes a um custo menor do que seria necessário para construí-los com novas contratações.
3. Agência de Inbound Marketing

Uma agência de marketing inbound oferece táticas e estratégias de marketing inbound, que diferem das estratégias outbound tradicionais. As agências inbound buscam posicionar um negócio on-line onde os clientes possam encontrá-los, construir confiança ao longo do tempo e, eventualmente, gerar vendas. As estratégias inbound podem gerar resultados significativos ao longo do tempo, mas normalmente exigem um horizonte de tempo mais longo (seis meses a um ano ou mais) antes que os leads e as vendas "se levantem".
4. Agência de SEO

As agências de marketing digital especializadas em SEO (search engine optimization) ajudam os sites e o conteúdo dos sites de seus clientes a obterem uma classificação alta nos resultados de pesquisa . Elas terão especialistas realizando o seguinte:
✓ Pesquisa de palavras-chave
✓ Auditorias de sites
✓ Auditorias de backlinks
✓ Conteúdo do site e do blog
✓ Avaliação de metadados (verificação da qualidade de URL, tags de título, meta descrições, etc.)
✓ Otimização da descrição do vídeo
✓ Construção de links
✓ E mais
Uma empresa de SEO utilizará uma variedade de ferramentas de análise de dados e desenvolvimento de sites, como Google Analytics, Google Search Console, SEM Rush e SEO Moz. As agências de SEO são sempre pioneiras na adoção das melhores práticas de otimização de mecanismos de busca, incluindo a conformidade com o algoritmo de busca em constante mudança do Google.
4. Agência de anúncios digitais (PPC)

A pesquisa paga, também chamada de publicidade paga, é a outra maneira de gerar tráfego para um site de negócios. Ao contrário do tráfego orgânico gratuito, o tráfego pago envolve gastar dinheiro para dar lances em palavras-chave e posicionamento de anúncios em resultados de pesquisa. Anúncios digitais podem aparecer em sites, páginas de resultados de pesquisa (SERPs) e canais de mídia social.
As agências de anúncios digitais sabem como produzir anúncios que chamam a atenção e cheios de palavras-chave que estejam em conformidade com as melhores práticas das plataformas digitais nas quais os anúncios aparecem. Os serviços populares incluem criação e implantação de anúncios do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, e criação e manutenção de contas do Google Ads Manager.
5. Agência de anúncios online/Agência PPC

A pesquisa paga, também chamada de publicidade paga, é outra maneira de gerar tráfego para um site. Ao contrário do tráfego orgânico gratuito, o tráfego pago envolve gastar dinheiro para dar lances em palavras-chave e posicionamento de anúncios nos resultados de pesquisa. Anúncios digitais podem aparecer em sites, páginas de resultados de pesquisa (SERPs) e canais de mídia social. Isso pode lhe trazer leads rapidamente, mas sua campanha deve ser configurada corretamente para atingir seu público-alvo.
As agências de marketing digital que se concentram em anúncios online sabem como produzir anúncios otimizados e atraentes que estejam em conformidade com as melhores práticas. Você pode escolher contratar uma agência de anúncios online sozinha ou em conjunto com outras agências como parte de uma estratégia online mais ampla. Embora o PPC possa ter um bom desempenho por si só, ele funciona melhor quando combinado com uma estratégia de longo prazo menos dispendiosa que pode capitalizar o tráfego pago que você gera.
6. Agência de mídia social

As empresas recorrem a agências de mídia social quando precisam de ajuda para estabelecer e manter uma presença na mídia social . As agências de mídia social podem gerenciar e produzir conteúdo social e configurar anúncios em plataformas sociais como Facebook e Instagram. Elas também oferecerão serviços relacionados a responder e reagir a interações de clientes em plataformas de mídia social. Elas também podem oferecer alcance de influenciadores para promoção cruzada ou marketing de afiliados.
7. Agência de Web Design

Uma agência de web design é composta por designers criativos que criam sites ou páginas da web personalizados e otimizados para empresas. Os web designers cuidarão da aparência, sensação e funcionalidade das páginas, seja para um site totalmente novo, um redesenho de site ou um projeto menor. Os serviços comuns oferecidos por agências de sites incluem design e pesquisa de experiência do usuário e interface do usuário (UX/UI), criação e armazenamento de imagens, desenvolvimento web e hospedagem web.
Consultor de Marketing Digital

Um consultor de marketing digital é um profissional que pode ou não ser afiliado a uma agência de marketing digital. Os consultores de marketing digital têm um amplo conhecimento de marketing digital e podem ajudar as empresas a criar uma estratégia de marketing digital. Eles podem identificar fraquezas em sua estratégia atual, áreas de melhoria e a melhor maneira de obter o máximo de ganhos. Eles também podem ter uma rede de outros profissionais ou agências de marketing aos quais podem encaminhá-lo para obter mais assistência.
O que uma agência de marketing digital faz?

As empresas trabalham com agências de marketing digital por causa de sua expertise em marketing online. As agências conhecem as últimas tendências, melhores práticas e melhores ferramentas e estratégias necessárias para o sucesso do marketing digital.
Agências de marketing digital aumentam o tráfego orgânico para seu site
O objetivo geral de qualquer empreendimento de marketing digital é gerar o máximo de tráfego orgânico para o site da empresa. Profissionais de marketing em agências de marketing digital conhecem os meandros do marketing de entrada, jornadas do cliente e algoritmos de busca de mecanismos de busca. Quando você trabalha com uma agência de marketing digital, o tráfego orgânico (tráfego de pessoas que encontram seu site on-line por meio de uma busca em mecanismos de busca) para seu site aumentará. Seu site atrairá mais leads com menos custos. Esses leads também serão leads de melhor qualidade, o que aumentará a probabilidade de eles fazerem uma compra.
Agências de marketing digital geram leads prontos para vendas
Os profissionais de agências de marketing digital conhecerão seu negócio, suas metas e objetivos de marketing, seu funil de vendas e seu público-alvo ideal. Além disso, eles também terão conhecimento em várias táticas de inbound marketing, como marketing de conteúdo, marketing de mídia social, web design e otimização de mecanismos de busca.
No seu funil de vendas, diferentes táticas de marketing de entrada são mais eficazes do que outras com base em onde os leads estão dentro do seu funil de vendas. Ao trabalhar com uma agência de marketing digital, você poderá obter a mensagem certa entregue através do meio online certo, no momento certo para cada lead dentro do seu funil de vendas. Uma agência de marketing digital ajudará você a gerar leads prontos para vendas movendo leads do topo do seu funil de vendas para o fundo.
Agências de marketing digital expandem o alcance da sua marca

SSeus clientes estão online. Você sabe disso e toda agência de marketing digital sabe disso. Como as agências de marketing digital são especializadas em promover marcas online e criar relacionamentos online com clientes, elas sabem como expandir o alcance da sua marca online . Ao trabalhar com uma agência de marketing digital, seu site terá melhor visibilidade da pesquisa de palavras-chave e do desenvolvimento de persona do comprador feito pela agência. Se você contratar uma agência de marketing digital para realizar seu marketing de mídia social, sua marca também ganhará presença online adicional em várias plataformas de mídia social.
Agências de marketing digital melhoram seu marketing de cima a baixo

A agência de marketing digital que você escolher deve parecer uma extensão da sua equipe interna de marketing. O que falta ao seu marketing interno em termos de conhecimento especializado em marketing digital e tempo, seu parceiro de agência de marketing digital resolverá.
Uma agência de marketing digital também detectará fraquezas em suas atividades atuais de marketing digital. Se sua equipe de marketing for pequena, é provável que você não tenha a expertise que sua campanha exclusiva de marketing digital precisa para ser eficaz. Por exemplo, você precisa de web design, SEO, relações públicas, marketing por e-mail e marketing de mídia social. Você pode não ter expertise em todas essas áreas.
Na agência de marketing digital, por outro lado, oferecemos uma gama completa de serviços de marketing digital:
✓ Otimização de mecanismos de busca
✓ Publicidade paga por clique (PPC)
✓ Marketing de mídia social
✓ Automação de marketing
✓ Marketing de conteúdo
✓ Publicidade no Facebook
✓ Serviços de RP
✓ Marketing por e-mail
✓ Produção de vídeo
✓ Coordenação de eventos
✓ Desenvolvimento de site
Uma agência de marketing digital é adequada para o seu negócio?
Antes de contratar uma agência de marketing digital, é importante primeiro avaliar as necessidades da sua empresa. Você precisa de ajuda para revisar seu conteúdo, implementar algumas mudanças de SEO ou redesenhar a UX do seu site? Então você vai querer avaliar as habilidades, pontos fortes e capacidades de marketing da sua empresa para determinar se uma agência, e que tipo, pode beneficiar o seu negócio. Você já tem uma equipe interna que precisa de ajuda ou todo o seu marketing é terceirizado?
Depois de fazer essas perguntas, você terá uma ideia melhor se trabalhar com uma agência é ou não a escolha certa. Você também saberá que tipos de serviços de marketing digital sua empresa precisa.
Contratar uma agência de marketing digital? Faça estas 12 perguntas

Ao escolher uma empresa de marketing digital para trabalhar, certifique-se de fazer sua pesquisa com antecedência. Você também precisará saber suas metas de marketing digital, orçamento e grau em que deseja se envolver na implantação de uma campanha de marketing digital.
Abaixo estão algumas perguntas que você deve fazer a possíveis agências de marketing digital:
1 Você terá uma pessoa de contato ou gerente de projeto designado na agência?
2 O trabalho será executado por especialistas internos ou freelancers?
3 Qual é o tamanho do seu contrato em relação aos outros que a agência tem?
4 Quais ferramentas e softwares on-line eles usam?
5 Quanto do seu orçamento será destinado a custos administrativos?
6 Como é um bom cliente para a agência? Ou um cliente ruim?
7 Quais KPIs a agência usa para medir o sucesso e como isso será comunicado a você nas reuniões de rotina?
8 O que você pode esperar dos primeiros 90 dias (ou um período inicial equivalente) do seu contrato?
9 Com que frequência você será informado sobre o status da sua campanha de marketing digital?
10 Qual é a estrutura de preços da agência?
11 Existe alguma prova do sucesso deles com empresas como a sua?
12 O que seus depoimentos, classificações do BBB ou avaliações do Google indicam?
Você quer ter certeza de que está tomando a melhor decisão para o seu negócio antes de entregar o comando a uma agência de marketing digital.
O que a agência de marketing digital faz de diferente?
Na agência de marketing digital, adotamos a estrutura de marketing de entrada, porque ela foi projetada para a maneira como os clientes de hoje pensam e agem. Podemos ajudar sua empresa a atrair clientes quando eles estiverem prontos para tomar uma decisão de compra, em vez de fazer ligações não solicitadas e esperar que estejam prontos para comprar.
Para fazer isso, primeiro precisamos descobrir como podemos realmente ajudá-lo a melhorar seu marketing. Sabemos que cada empresa é diferente e uma abordagem padronizada não ajudará você a atingir suas metas específicas de marketing. É por isso que usamos nossa metodologia de marketing de entrada de 6 etapas para encontrar os problemas em sua máquina de marketing. Com esse processo, identificaremos rapidamente os problemas em seu funil de vendas e marketing e trabalharemos de trás para frente para elaborar uma estratégia para corrigi-los.
E temos o talento para fazer isso. Nossos profissionais de marketing em forma de T têm um amplo conhecimento de tudo o que é marketing e podem identificar as áreas necessárias para melhoria. No entanto, cada um também possui seu próprio superpoder, seja escrevendo conteúdo sensacional, gerando mais tráfego do que você jamais imaginou ser possível ou criando gráficos que são verdadeiramente arte. Isso significa que cada membro da nossa equipe pode entregar as mudanças que precisam acontecer.
Alguns dos resultados do processo orientado a resultados em nossa agência de marketing digital incluem:
Aumentando o tráfego orgânico para seu site
Gerando e nutrindo leads prontos para vendas
Usando novos canais para expandir o alcance da marca para aquisição de clientes
Aumento da receita
Reduzindo o custo de aquisição de leads
O marketing digital eficaz pode atrair leads e gerar clientes para o seu negócio, mas fazê-lo sozinho pode ser tedioso, demorado e caro. Por esse motivo, muitas empresas trabalham com uma agência externa de marketing digital. Se você quer saber onde seu marketing pode melhorar, entre em contato conosco hoje mesmo para uma sessão de estratégia gratuita de 30 minutos para revisar seus pontos fortes, fracos e áreas de oportunidade!
Pronto para trabalhar com uma agência de marketing digital? Descubra como podemos melhorar sua presença online e gerar vendas!